Podcast do Pinguim: “Esteja na montanha!”

Diante de um mundo onde a sua atenção é procurada e comercializada tão agressivamente quanto outros ativos, algumas vezes parece que obter e manter o foco em alguma tarefa é uma espécie de superpoder. E não é por menos: por termos uma sobra cognitiva significante, acabamos nos tornando “reféns” do nosso próprio desejo de preenchê-la.

Combinando um mundo minado de distrações com uma pressão paralela por “produtividade” em termos de multi-tarefa, temos a receita perfeita para uma vida onde vivemos fisicamente em um certo lugar, mas mentalmente estamos em outro completamente diferente. Sentamos para trabalhar mas deixamos nossa cabeça em casa esperando pelas 18h ou o fim de semana. Entramos em call mas já deixamos uma aba aberta para ver outras coisas. E a mudança para home office não ajudou nem um pouco.

Neste episódio, falo sobre como um pequeno ditado supostamente mencionado rapidamente numa passagem da bíblia nos ensina como a tomada do foco é importante para manter nossa paz de espírito e qualidade do nosso trabalho.

Infelizmente não consigo dizer se esta passagem sobre “estar na montanha” realmente vem da bíblia ou se foi parafraseada, mas o importante é que o valor da mensagem é aplicável igualmente. De qualquer forma, encontrei esta chamada pela primeira vez no site dos The Minimalists, que é inspiração para qualquer um que procura seu auto-desenvolvimento. Em especial, seu livro Everything that remains é um ótimo de partida para quem gostaria de iniciar no minimalismo.

O que você considera “estar na montanha?” Como retoma e mantém o foco nas tarefas que precisa realizar diariamente? Escreva nos comentários.

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s