O passo crucial para você começar a economizar dinheiro

Cada guru das finanças pessoais parece ter o seu próprio truque mágico, o seu golpe de mestre para fazer o que muitos consideram a parte mais difícil no processo de enriquecer: economizar dinheiro consistentemente.

Faça um orçamento. Separe o dinheiro em envelopes. Calcule uma quilometragem diária e não a ultrapasse. Pague-se primeiro. Os conselhos são inúmeros, mas todos possuem uma eficácia variável porque lidam com um conceito difícil de controlar com nossa racionalidade: a emoção humana em relação ao dinheiro.

Neste vídeo, apresento o que considero ser o primeiro – e mais importante – passo para conseguir economizar dinheiro consistentemente. E ele parte de um princípio simples, óbvio até, mas que inspirou até o economista ganhador do prêmio Nobel Richard Thaler.

Controle do racional é uma missão tão antiga quanto a humanidade, mas a cada dia que estudo, mais estou convencido que é nele que está a chave para uma vida de prosperidade e tranquilidade – e parte da resposta com certeza está no estoicismo.

O que você utiliza para conseguir economizar dinheiro com consistência? Algum truque de racionalidade? O que achou da camisa do Pinguim? Escreva nos comentários!

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor

Um comentário sobre “O passo crucial para você começar a economizar dinheiro

  1. Pingback: Fungibilidade e o valor relativo do dinheiro – Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s