Chegamos finalmente em Dezembro novamente, e vêm juntos o desespero e a satisfação de realizar que é hora de rever as metas do ano, mas em compensação este ano “perdido” está acabando e podemos olhar para o próximo com melhores expectativas.
Se levarmos pelos pensamentos das mídias sociais, concluiremos que o ano já foi perdido há meses, e que o simples ato de esperar o dia 31 de Dezembro chegar vai fazer que tudo melhore. Pessoalmente, eu não acho que nada deste ano fora perdido de forma alguma – tenho dito há meses que somos nós que fazemos da quarentena aquilo que queremos – e sinceramente não acho que 2021 será muito melhor em termos do COVID-19, pelo menos no início.
Em outros assuntos, Novembro foi um ótimo mês em termos de dividendos e aportes, e consegui voltar a praticar um hobby que há muitos anos não fazia.
Vamos ver como me saí financeiramente.
Aportes
Os aportes deste mês foram de 40.1% do salário total, um ótimo padrão em relação a alguns dos meses anteriores, mesmo com alguns gastos imprevistos inclusos.
Os gastos se dividiram em:
- Contas do mês: 32.2%
- Supermercado: 12%
- Diversão: 1%
- Compras materiais: 1%
- Refeições: 5.5%
- Saúde: 7%
- Transporte: 1%
- Emergências: 0%
Este mês resolvemos trocar um pouco o cardápio e esta decisão impactou positivamente os gastos com supermercado, de forma significante até. O que fizemos foi sair um pouco da dieta ao estilo Brasileiro (muita carne, etc), e passamos a comer mais staple foods regionais como peixes e cogumelos, que são muito mais baratos em relação aos outros ingredientes. O resultado foi interessante, saciando mais e gastando menos.
Parte dos gastos de compras materiais foi por conta de restaurar um velho hobby meu: um Cubo Mágico (Rubik’s cube). Finalmente resolvi comprar um depois de anos de não praticar e já estou viciado novamente. Meus velhos recordes de 50 e poucos segundos permanecem, mas quem sabe consigo encurtar?
Investimentos
Sigo aportando regularmente como sempre.
A minha carteira se encontra atualmente nas seguintes classes de ativos:
- 30% Renda Fixa
- 57% Renda Variável
- Demais em cash ou reserva em moeda estrangeira
Aproveitei para vender uma parte da minha renda fixa para aportar mais em renda variável. E falando nela, este mês teve uma surpresa especial.
Renda Passiva
Dividendos recebidos este mês foram quase o suficiente para comprar uma SmartTV de 43 polegadas da AOC. Um verdadeiro salto na renda passiva, e finalmente acima da marca de 1500 ao mês, mas parcialmente ajudado por conta dos dividendos das elétricas que ajudou bastante.
Como linha de base, a renda passiva média hoje está por volta dos R$1200 reais, que é ótimo, mas pode crescer bastante ainda. Rumo aos R$2000 por mês em 2021!
E por hoje é só, pessoal. Como uma pequena comemoração a um ano bem excêntrico, fecho o post com a música que acho que deve descrever bem o que passou esse ano – além de provavelmente ser a pior música de natal de todos os tempos:
Como foi o seu fechamento esse mês? Escreva nos comentários!
Até o próximo fechamento no ano que vem!
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor