Fechamento Novembro 2020 – o fim do ano chegou e a pergunta que fica é: foi bom pra você?

Chegamos finalmente em Dezembro novamente, e vêm juntos o desespero e a satisfação de realizar que é hora de rever as metas do ano, mas em compensação este ano “perdido” está acabando e podemos olhar para o próximo com melhores expectativas.

Se levarmos pelos pensamentos das mídias sociais, concluiremos que o ano já foi perdido há meses, e que o simples ato de esperar o dia 31 de Dezembro chegar vai fazer que tudo melhore. Pessoalmente, eu não acho que nada deste ano fora perdido de forma alguma – tenho dito há meses que somos nós que fazemos da quarentena aquilo que queremos – e sinceramente não acho que 2021 será muito melhor em termos do COVID-19, pelo menos no início.

Em outros assuntos, Novembro foi um ótimo mês em termos de dividendos e aportes, e consegui voltar a praticar um hobby que há muitos anos não fazia.

Vamos ver como me saí financeiramente.

Aportes

Os aportes deste mês foram de 40.1% do salário total, um ótimo padrão em relação a alguns dos meses anteriores, mesmo com alguns gastos imprevistos inclusos.

Os gastos se dividiram em:

  • Contas do mês: 32.2%
  • Supermercado: 12%
  • Diversão: 1%
  • Compras materiais: 1%
  • Refeições: 5.5%
  • Saúde: 7%
  • Transporte: 1%
  • Emergências: 0%

Este mês resolvemos trocar um pouco o cardápio e esta decisão impactou positivamente os gastos com supermercado, de forma significante até. O que fizemos foi sair um pouco da dieta ao estilo Brasileiro (muita carne, etc), e passamos a comer mais staple foods regionais como peixes e cogumelos, que são muito mais baratos em relação aos outros ingredientes. O resultado foi interessante, saciando mais e gastando menos.

Parte dos gastos de compras materiais foi por conta de restaurar um velho hobby meu: um Cubo Mágico (Rubik’s cube). Finalmente resolvi comprar um depois de anos de não praticar e já estou viciado novamente. Meus velhos recordes de 50 e poucos segundos permanecem, mas quem sabe consigo encurtar?

Investimentos

Sigo aportando regularmente como sempre.

A minha carteira se encontra atualmente nas seguintes classes de ativos:

  • 30% Renda Fixa
  • 57% Renda Variável
  • Demais em cash ou reserva em moeda estrangeira

Aproveitei para vender uma parte da minha renda fixa para aportar mais em renda variável. E falando nela, este mês teve uma surpresa especial.

Renda Passiva

Dividendos recebidos este mês foram quase o suficiente para comprar uma SmartTV de 43 polegadas da AOC. Um verdadeiro salto na renda passiva, e finalmente acima da marca de 1500 ao mês, mas parcialmente ajudado por conta dos dividendos das elétricas que ajudou bastante.

Como linha de base, a renda passiva média hoje está por volta dos R$1200 reais, que é ótimo, mas pode crescer bastante ainda. Rumo aos R$2000 por mês em 2021!


E por hoje é só, pessoal. Como uma pequena comemoração a um ano bem excêntrico, fecho o post com a música que acho que deve descrever bem o que passou esse ano – além de provavelmente ser a pior música de natal de todos os tempos:

Como foi o seu fechamento esse mês? Escreva nos comentários!

Até o próximo fechamento no ano que vem!

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s