Não há dúvidas de que é necessário tomar um primeiro passo antes de concluir a jornada de milhares de quilômetros, e qualquer que seja o seu objetivo – financeiro, pessoal, etc – ele nunca será atingido de fato se você não tomar o primeiro passo para caminhar em sua direção.
Diante deste fato “óbvio,” é apenas irônico que quando olhamos ao nosso redor, são poucas as pessoas que realmente se arriscam e iniciam projetos novos em suas vidas. A maioria deseja, sonha alto até, mas suas realizações ficam apenas no papel.
Há várias razões para este comportamento: alguns vivem apenas de se manter no conteúdo motivacional, outros acreditam que não há porque perseguir uma ambição que custará tanto trabalho, mas eu acredito que a principal razão pela qual os projetos não decolam é outra: inação pela falta de conhecimento. Este é o medo que temos do desconhecido, de errar por não saber 100% o que vem pela frente, que nos impede de nem começar a tentar.
Neste episódio mostro como é possível vencer este medo e prosseguir em frente com qualquer projeto pessoal mesmo quando não se sabe de tudo 100% com uma lição emprestada do desenvolvimento de software.
Saber lidar com a incerteza e agir embora o incerto com certeza são dois superpoderes que marcam as pessoas de sucesso em qualquer âmbito. Porém, há uma boa notícia para a maior parte de nós: eles podem ser adquiridos e aperfeiçoados com a prática regular.
Como você lida com a tendência à inação quando começando algum projeto pessoal? Acha que é necessário saber 100% das coisas quando estamos planejando ou a agilidade na execução é mais importante? Escreva nos comentários.
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor
Se você gostou deste vídeo, inscreva-se no meu canal para não perder nenhuma outra publicação minha no futuro. Lembre-se também de deixar o seu Like e compartilhar esse vídeo nas redes sociais!
realmente e o que falta nas pessoas conhecimento completo de como caminhar em que caminhos seguir.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É verdade Sérgio, só que também acretdito que na maioria das vezes nunca teremos o caminho completo visível na nossa frente. Por isso temos que ter a visão do que é suficiente e tentar aprender o resto no caminho.
Abraços e seguimos em frente!
CurtirCurtir
Pingback: Podcast do Pinguim: Não existem heróis… – Pinguim Investidor