O viés da confirmação e como ele pode arruinar as suas finanças

Alguns tratos psicológicos humanos são tão poderosos quanto antigos, e poucos deles são tão marcantes – senão perigosos – quanto o nosso próprio orgulho. O orgulho como causa da autodestruição, conhecido como Húbris na literatura, é antigo, podendo ser identificado desde os clássicos gregos como Édipo Rei de Sófocles.

E a parte interessante é que mesmo depois de quase 2500 anos de sua publicação, as pessoas continuam a cair na mesma armadilha que um orgulho demasiado e não-questionamento causam, sofrendo grandes danos morais e financeiros no caminho. E quando se trata de finanças, sem dúvida o maior cúlprito desta história é o nosso famoso viés da confirmação – a nossa tendência a pensar que estamos certos, e que aquilo que desejamos certamente se tornará a realidade.

Neste episódio compartilho a história de um imigrante Indonês chamado Rudy Kurniawan que, utilizando-se fortemente deste viés, conseguiu lucrar milhões de dólares sob enólogos e aficionados por vinhos raros na Califórnia no começo dos anos 2000. E se você pensa que isso nunca poderia acontecer com você, pense novamente – pode ser que isso já aconteceu, e certamente não foi a última vez.

Obs: recomendo assistir em 1.5X pois o vídeo é longo.

O golpe aplicado por Kurniawan é antigo, muito conhecido, mas ainda assim perpetua entre as vítimas de golpes modernos – só mudam os atores e a área de atuação. Como podemos nos proteger, então? Para mim a melhor arma continua sendo a própria educação financeira. Quando você sabe exatamente o que está fazendo, é difícil lhe persuadir ou enganar. E quando se trata de dinheiro, há muitas, muitas pessoas querendo obter o seu.

Faça um voto de segurança pelo seu próprio patrimônio e seu futuro hoje mesmo, e compre o livro do Pinguim Investidor RICAMente: virando o jogo financeiro da sua vida em 40 dias. Saiba mais dele aqui, ou entre em contato comigo para obter 20% de desconto na compra da versão em PDF ou EPUB.

Para saber mais sobre a história da fraude multi-milionária de Rudy Kurniawan, eu altamente recomendo o documentário Sour Grapes, que descreve o caso desde os primórdios.

O que você achou da história de Rudy Kurniawan e sua fraude nos vinhos? Acredita que algo parecido poderia acontecer na sua vida? Escreva nos comentários.

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor


Se você gostou deste vídeo, inscreva-se no meu canal para não perder nenhuma outra publicação minha no futuro. Lembre-se também de deixar o seu Like e compartilhar esse vídeo nas redes sociais!

2 comentários sobre “O viés da confirmação e como ele pode arruinar as suas finanças

  1. Malu Araujo

    Amei!!!! Não apoiamos o que o Rudy fez com as pessoas mas faz pensar no poder da persuasão, na neurolínguista, rapport em criar empatia e relação, na confiança e na capacidade do ser humano em acreditar e convencer com confiança.
    Excelente matéria!

    Curtir

  2. Pingback: O Robin Hood da vida real não se deu bem no final – Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s