Provavelmente o maior tabu que previne alguém de investir em primeiro lugar é o medo. Medo do desconhecido, do incerto, mas em especial, medo daquilo que é percebido como arriscado e inseguro. A bolsa, com sua movimentação essencialmente imprevisível, traz pavor para quem está acostumado com um planejamento linear e com todas as variáveis satisfeitas. É natural alguém que está começando perguntar algo como “quais são os investimentos mais seguros,” a qual a resposta tradicionalmennte envolve a renda fixa.
Ironicamente, segurança predicada na previsibilidade e oscilação de um investimento (volatilidade) é uma das maiores ilusões que se pode ter ao investir. A “linearidade” pode esconder um possível risco, mas o mais importante é o oculto vilão do planejamento financeiro: a inflação.
Veja neste episódio como os conceito comuns de segurança e risco nos investimentos são um pouco diferentes daqueles apresentados no nosso cotidiano, e como você, com a percepção correta, pode melhorar seus investimentos.
Quando se trata de mindset de investimentos, o livro The Little Book of Value Investing, de Christopher Browne é um ótimo primer para lhe preparar para o ato de investir a longo prazo, e com certeza um dos melhores que li sobre o assunto. Confira-o aqui.
Como você enxerga o conceito de risco e segurança nos investimentos? Acredita que existe algo mais significante do que volatilidade no âmbito de riscos? Escreva nos comentários!
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor