O conceito da segurança dos investimentos pode não ser o que aparenta…

A relação risco / retorno é crucial para averiguar a viabilidade de qualquer investimento. De maneira crua, o retorno esperado deve ser superior ao esforço / capital / tempo / vida investida em determinada ventura, senão o risco será corrido à toa.

A regra genérica indica que o retorno é proporcional ao risco corrido, o que explica entre outras coisas porque o mercado de ações tende a ter valorização muito maior que a renda fixa ou os fundos imobiliários. Estendendo este princípio para o lado oposto, porém, surge uma pergunta interessante: é possível sofrer por correr risco de menos? A resposta, surpreendentemente, é sim.

Veja como correr risco de menos pode ser tão danoso quanto correr risco demais, e como você pode evitar esta situação.

Este conceito todo me lembra de uma velha história que embora não lembre de cabeça, era mais ou menos assim: um homem não queria ser atacado por animais selvagens à noite, então ele construiu uma cerca ao redor da sua casa.

Logo pensou que poderia ainda ser atacado por animais grandes que poderiam pular ou arrombar a cerca, então cavou uma fossa larga à frente da cerca. Então pensou que poderia ser atacado por outras pessoas inteligentes o suficiente para atravessar a fossa e escalar a cerca, então trancou todas as janelas com ferro e uma fechadura poderosa na porta da frente, barricando-se dentro de casa.

Por um tempo, o homem ficou completamente protegido, mas algumas semanas depois, faleceu. A causa? Fome.

Você acha que é possível ter segurança demais? Como falta de correr risco pode lhe prejudicar na vida? Escreva nos comentários.

Anteriormente, também postei sobre um conceito parecido sobre a segurança demasiada aqui.

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor


Se você gostou deste vídeo, inscreva-se no meu canal para não perder nenhuma outra publicação minha no futuro. Lembre-se também de deixar o seu Like e compartilhar esse vídeo nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s