Seu cafezinho pode te custar R$60.000 – conheça o custo de oportunidade

Enriquecer não precisa ser complicado – basta seguirmos algumas poucas regras simples para obter um resultado significante. Gaste menos do que você ganha, invista a diferença, repita com assiduidade – pronto, você já está melhor do que 90% da população.

E quando se trata de economia, parece que todos nós já conhecemos tudo sobre isso. Afinal, é simples: evite gastar com aquilo que é supérfluo, faça um orçamento do mês, pague-se primeiro antes de qualquer outro gasto, etc. Há, porém, um aspecto sobre os gastos que é pouco falado: o custo de oportunidade.

Este é um vilão escondido que consome o seu patrimônio silenciosamente no decorrer do tempo, e que pode vir a custar uma quantia surpreendentemente alta ao fim de dez ou quinze anos – tudo em consequência da oportunidade perdida.

Veja como o custo de oportunidade funciona, e como se resguardar dele neste vídeo.

Para mais informações sobre como calculá-lo, veja este post.

Certamente este vilão invisível do custo de oportunidade pode custar bem mais do que você imagina, especialmente ao longo prazo. Quando se fala que alguém “fumou uma Ferrari” no decorrer da vida, o sentido é mais literal do que figurativo financeiramente falando.

Felizmente, você pode se conscientizar destes efeitos negativos e de outras armadilhas financeiras se simplesmente investir em um conceito: educação financeira. Pensando nisso, recolhi as minhas melhores matérias junto com um comentário inédito e exercícios práticos sobre finanças e desenvolvimento pessoal num livro didático e de fácil compreensão: RICAmente. Saiba mais sobre ele, ou clique aqui para comprá-lo na Amazon, ou com 20% de desconto em PDF ou EPUB.

Você conhecia o efeito que o custo de oportunidade tem nas suas finanças? Acha que evitá-lo é fazer sacrifício? Escreva nos comentários!

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor


Se você gostou deste vídeo, inscreva-se no meu canal para não perder nenhuma outra publicação minha no futuro. Lembre-se também de deixar o seu Like e compartilhar esse vídeo nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s