Fechamento Setembro 2020 – enfim tempos melhores.

Setembro cruzou o Solstício de Outono, e finalmente chegamos ao quarto e último trimestre de 2020. Inacreditável, não? Daqui a pouco vai ser época de rever as resoluções de ano novo mais uma vez, e de reunir (ou não, né) os parentes para o Natal, fim do ano, etc.

Felizmente, quase não houveram tufões ou chuvas muito fortes aqui na minha área do Japão, ao contrário do ano passado, quando tivemos dois tufões fortes que impactaram as operações na região. Fica a pensar se foi o efeito da parada generalizada da produção industrial este ano, que “esfriou” o planeta e tornou o clima mais ameno, ou mera coincidência.

Aproveitei o mês para afiar minhas habilidades de programação e administração de sistemas Unix, cortesia do meu amiguinho Raspberry Pi, e aprendi muitas coisas novas no processo.

Vamos ver como me saí financeiramente.

Aportes

Meus aportes foram de 32% do salário total, bem abaixo da média esperada. Este mês foi atípico no sentido que preparamos para estocar bastante coisa (como hedge aproveitando os preços baixos) então “consumimos mais a curto prazo para economizar no longo.” Fora esta divergência específica, o restante seguiu mais ou menos no padrão.

Os gastos se dividiram em:

  • Contas do mês: 32.8%
  • Supermercado: 24.76% – pico de estoque!
  • Diversão: 1%
  • Compras materiais: 2.32%
  • Refeições: 6.23%
  • Saúde: 0%
  • Transporte: 1%
  • Emergências: 1%

De algumas semanas para cá, consegui eventualmente realizar o que há alguns tempos seria impossível: desligar o ar-condicionado. Esta mudança, junto com a garantia que irá esfriar a partir de agora, vai nos economizar bastante na luz, mas talvez o consumo de gás aumente um pouco. Ainda assim, prefiro me preparar para o frio do que o calor (muito mais fácil de se aclimar), portanto é uma troca bem-vinda.

Investimentos

Mês esquisito na bolsa, com performance meio lamentável, até mesmo no Tesouro Direto. Pelo menos é bom pra segurar um pouco os preços e comprar ainda num preço justificável. Minha cash cow agradece!

A minha carteira se encontra atualmente nas seguintes classes de ativos:

  • 33% Renda Fixa
  • 54% Renda Variável
  • Demais em cash ou reserva em moeda estrangeira

Novamente, os aportes focaram em aumentar a proporção da renda variável da carteira. As compras foram FIIs e ações, com algumas vendas do Tesouro Direto para gerar mais caixa. Rumo à proporção do 25-25-25-25!

Renda Passiva

Dividendos recebidos este mês: R$1076, suficiente para comprar um sistema de som Home Theater Edifier com subwoofer e 36W de potência e sobrar um troco pra almoçar. Aparentemente, fazer cinema em casa está mais acessível do que eu pensava!

Fico feliz que novamente consegui quebrar a barreira dos mil reais, e desta vez de uma forma relativamente “orgânica.” Isto é, sem que algum papel específico tenha pago anormalmente a mais como aconteceu há alguns meses. Ou seja: se tudo continuar assim, parece que estabeleci um patamar estável novo de renda passiva.

Finalmente ganharei um salário mínimo passivamente todo mês! Este é o poder de uma estratégia de investimentos previdenciária, com foco em renda passiva e liberdade pessoal!


E por hoje é só, pessoal. Como foi o seu fechamento esse mês? Escreva nos comentários!

Até o próximo fechamento mês que vem!

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor

Um comentário sobre “Fechamento Setembro 2020 – enfim tempos melhores.

  1. Pingback: Fechamento Outubro 2020 – Esse mês foi mais Trick ou Treat? – Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s