Taxa não ganha de tempo – mas uma outra coisa sim

É comum no mundo dos investimentos ouvirmos a máxima de “Taxa não ganha de Tempo” ou seu cognato em inglês “it’s time in the market, not market timing” sobre como o tempo funciona como um grande alavancador nos rendimentos dos seus investimentos. Em termos do Jeito Pinguim, costumo dizer que a árvore da riqueza é plantada com dinheiro e regada com tempo.

Para nós que pensamos no longo prazo e sabemos que investimentos de verdade não possuem um horizonte de prazo, o papel do tempo nas nossas carteiras de investimento é lógico e um grande aliado. Ainda assim, existe um terceiro fator além da taxa e do tempo que fica um pouco esquecido dentre a equação da riqueza.

Isto é uma pena, porque especialmente quando estamos começando a investir, ele é o fator que mais influenciará na nossa acumulação de riqueza – mais até que o próprio tempo investido.

Este fator é o aporte, e para saber como ele influencia o seu enriquecimento, assista este vídeo até o fim.

Como visto, o aporte é a maior força que o pequeno investidor terá para acumular patrimônio, especialmente durante os primeiros anos. É isso mesmo: não importa o rendimento das suas aplicações, nem o tempo que você está disposto a deixá-los aplicado. O fator que sozinho determinará o quanto de patrimônio você estará acumulando é o quanto to seu salário você conseguirá acumular.

Quão importante é o aporte dentre os outros fatores de enriquecimento para você? Você cogitaria trocar seu estilo de vida para aportar mais e mais eficientemente? Escreva nos comentários!

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor

2 comentários sobre “Taxa não ganha de tempo – mas uma outra coisa sim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s