Podcast do Pinguim: o poder da constância nas suas finanças

Investir e enriquecer são processos, e assim, beneficiam-se de uma rotina, hábito e disciplina. De nada, por exemplo, adiantaria economizar 80% do salário um único mês mas gastar 80% todos os outros. É a constância, primariamente auxiliada dos seus hábitos, que faz a máquina de enriquecer produzir os melhores resultados.

Nos investimentos também não é diferente: embora muitos erroneamente concluem que investir é um hábito apenas para os ricos, que possuem dinheiro para “fazer uma diferença,” não é tanto no tamanho do aporte quanto na frequência dele que a real diferença aparece. Aportar tanto em alta ou baixa é o que fará a diferença no longo prazo.

Neste episódio, exploro o poder da constância ao investir, e como poderá fazer a diferença no decorrer da vida.

Como todo processo, enriquecer precisa de repetição e hábito para se desenvolver propriamente. Se você pensar que seus aportes deste mês não são suficientes para investir, pense novamente: é a cada grão de areia que a praia se forma. A constância e frequência nos investimentos são poderosíssimas.

Como você considera os seus aportes do mês ao investir? Acredita que existe “aporte baixo demais” que justifica não investir? Escreva nos comentários.

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor

4 comentários sobre “Podcast do Pinguim: o poder da constância nas suas finanças

  1. Henry

    Mas vale mesmo a pena deixar de trabalhar e ter mais preocupação que nao vai ter dinheiro o suficiente e ainda ter que passar o resto da vida na chata tarefa de administrar investimento e dinheiro? Pra mim acho que não.

    Curtir

    1. O ponto do episódio é usar o fruto do trabalho (salário) de maneira inteligente para montar uma independência gradativa dele. Isto é uma manobra de SEGURANÇA financeira, e não conforto.

      Mas independente do fato que “administrar investimento e dinheiro” leva apenas algumas horas por mês, ao contrário de algumas horas por dia trabalhando (deixando muitas outras abertas pra fazer qualquer outra coisa que interesse), a vida deve ser vivida conforme aquilo que te traz valor.

      Se pra você a resposta é o trabalho, quem sou eu pra questionar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s