Existe um ditado famoso que ouvimos desde criança que afirma que “quando um não quer, dois não brigam.” Não importa o quão enfezado alguém seja, enquanto não ouver alguém que “compre” a briga dele, ele não vai poder fazer nada. Este ditado tem muita sabedoria, e pode lhe salvar a pele, reputação e sanidade mental múltiplas vezes no decorrer da vida.
Felizmente, ele também se aplica diretamente quando se trata de nossas finanças. Ao contrário do que a mídia consumista e o keeping up with the Joneses Americano possa retratar, enriquecer e acumular riqueza é puramente uma maratona pessoal, e não uma luta de boxe. “Esbanjar riqueza” não apenas é uma tolice do ponto de vida financeiro (acaba com a pirâmide de acumulação patrimonial), pode até ser perigoso em determinadas cidades ou países para a sua própria segurança.
Como uma regra geral, portanto, para alcançar seus objetivos financeiros o mais rápido possível é necessário evitar tais “conflitos” e desejos de se exibir, e manter as suas finanças o mais para dentro possível.
Veja mais neste episódio.
Ao contrário do que muitos falam sobre “praticar a prosperidade” e esbanjar para atrair, uma vida predicada apenas nestes valores hedonísticos é financeiramente ineficiente e, se não controlada, pode se tornar uma grande armadilha financeira.
O que você acha do velho costume de “tentar impressionar os outros” do ponto de vista financeiro? Acredita que enriquecer envolve conflitos? Escreva nos comentários.
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor