Existem coisas que são chamadas de pré-requisitos dentro de alguns processos, e têm este nome por uma boa causa: os processos inteiros podem falhar quando elas não são cumpridas.
Apagar a luz antes de trocar a lâmpada, desligar o motor antes de abrir o capô, ejetar um disco do computador antes de formatá-lo, verificar se o elevador realmente chegou antes de embarcar, checar o pára-quedas antes de saltar… estes são apenas alguns exemplos de tais pré-requisitos simples que poderiam resultar em desastres caso não cumpridos.
E nas finanças não é diferente: temos pré-requisitos ao processo de investir que precisam ser cumpridos e controlados para não causar desastre nas futuras finanças. Quitar dívidas e ter reserva de emergência são alguns deles. Neste episódio, apresento uma anedota que um amigo de infância me contou sobre suas experiências velejando, e como suas lições se aplicam ao processo de investir.
Você não coloca a cueca depois das calças, e pela mesma razão não deve investir sem antes ter pelo menos um colchão de segurança estabelecido. Afinal, imprevistos são por definição imprevisíveis.
Para você, quais são os pré-requisitos ao processo de investir que todos sem exceção precisam cumprir? Acredita que há alguma alternativa à reserva de emergência como o Springy Debt utilizado pelo Mr Money Mustache? Escreva nos comentários.
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor
Se você ainda não fez, aproveite para se inscrever no meu podcast na Anchor.FM ou Spotify onde posto semanalmente um novo episódio.