Fechamento Julho 2020 – “now that the rain is gone…”

Virou 1º de Agosto aqui na Ásia e, com o fim de Julho, também veio o fim de uma longa temporada de chuva e monções conhecida por aqui como 梅雨 (tsuyu). Tempos melhores já chegaram, mas infelizmente com eles veio um calor infernal a-la ilha tropical que só se aquietará lá pra Outubro.

Metaforicamente falando, a virada de Julho para Agosto também marca uma virada na minha história como investidor: pela primeira vez estive com mais de 50% dos meus investimentos em renda variável. Para isso, acabei finalmente girando meu patrimônio de maneira considerável, vendendo uma parcela da minha posição da renda fixa para me posicionar de forma mais robusta a minha fonte de renda passiva.

Enquanto isso, parece que o Japão acredita que realmente conseguiu ganhar do Coronavírus, embora manter o controle em meio aos casos crescentes é o desafio até os jogos adiados até o ano que vem.

Vamos ver como me saí financeiramente.

Aportes

Meus aportes foram de 34% do salário total, bem abaixo do desejado por conta de algumas compras e upgrades realizados em casa. Ainda assim, dada a grande economia da quarentena até então, fica difícil dizer que estou abaixo da meta. Estes gastos foram divididos em:

  • Contas do mês: 33.7%
  • Supermercado: 19.2%
  • Diversão: 0% – Alô COVID-19!
  • Compras materiais: 5.92%
  • Refeições: 1.9%
  • Saúde: 3.21%
  • Transporte: 1%
  • Emergências: 0%

Nada anormal para mais um mês “morto” e sem muita chance de sair, viajar, etc. Algumas contas aumentaram por conta do consumo de energia pelo ar condicionado, e provavelmente vão continuar assim até o próximo mês até o calor baixar e finalmente virar Outono.

Investimentos

A minha carteira se encontra atualmente nas seguintes classes de ativos:

  • 37% Renda Fixa
  • 47% Renda Variável
  • Demais em cash ou reserva em moeda estrangeira

Retirando o caixa e a reserva de emergência da equação, isto me dá uma razão RF/RV de 44% / 56%, o que me fez fechar o mês com mais de 50% dos ativos em renda variável pela primeira vez. E, ao contrário do que eu sempre faço de só comprar sem vender, desta vez fiz um verdadeiro giro na carteira e vendi uma porção da minha posição em Tesouro IPCA para comprar Renda Variável.

Me perdoa, Bastter!
Me perdoa, São Bastter!

Esta na verdade era uma manobra que eu já queria fazer há um bom tempo, mas a queda da bolsa no começo do ano acabou derrubando também as NTN e eu teria vendido no fundo para aproveitar a “promoção.” A recente baixa nos FIIs com a recuperação do Tesouro IPCA desta vez, porém, resultou na combinação quase perfeita para esta manobra. Voi-là!

Renda Passiva

Dividendos recebidos: R$1394,65, novo recorde pessoal, mas largamente influenciada pelo papel FIIP11B que pagou mais de R$10 por cota em Julho. Não vou me deixar levar por esta sensação de vitória efêmera, mas foi dinheiro bem aportado.

Não só foi finalmente mais do que um salário mínimo na maior parte do Brasil, mas os dividendos foram suficientes para comprar uma Geladeira de 261 Litros Consul com degelo seco. Já daria para complementar a mobília da casa, ou até mesmo pagar todas as contas do mês!


E por hoje é só, pessoal. Como foi o seu fechamento esse mês? Escreva nos comentários!

Finalmente, aproveitando os novos tempos de sol por aqui, fecho o post com aquela famosa música do Jimmy Cliff:

Até o próximo fechamento mês que vem!

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor

6 comentários sobre “Fechamento Julho 2020 – “now that the rain is gone…”

  1. Pingback: Fechamento Agosto 2020 – que venham os ventos da mudança – Pinguim Investidor

  2. Pingback: Fechamento Setembro 2020 – enfim tempos melhores. – Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s