Fechamento Junho 2020 – vai ou racha?

Primeira semana do Segundo semestre de 2020, e aparentemente grande parte do mundo continua meio que parado no tempo. Ruas vazias, países e cidades paradas, eventos grandes serialmente cancelados, mas em alguns lugares como no Japão as pessoas estão cada vez mais decididas que o COVID-19 foi “vencido” e a situação pode retornar à normalidade.

Podem aproveitar a Disney, mas fiquem separados um do outro!
Podem vir à Disney tranquilamente! Mas fiquem distantes uns dos outros, não andem juntos nos carrinhos e – mais importante – não gritem para não espalhar o vírus! Crédito da Imagem: Soranews24

Nesta briguinha do vai-não-vai, o Pinguim Investidor continuou fazendo aquilo que faz melhor: trabalhar para ganhar dinheiro, investir o capital aportado, aumentar a renda passiva e procurar fontes de renda alternativas para diversificar.

Em meio a tudo isso, deparei com a notícia que o Brasil atualmente se encontra rankeado como o pior país no tratamento do COVID-19, acirradamente disputando o título contra o USA NUMBER ONE. Não sei dizer se as notícias estão exageradas, mas desejo uma recuperação rápida e tranquila quanto à situação.

Vamos ver como me saí financeiramente.

Aportes

Meus aportes foram de 41% do salário total, um pouco mais baixo que o desejado, mas ainda assim bons, sendo estes gastos divididos em:

  • Contas do mês: 28.7%
  • Supermercado: 12%
  • Diversão: 0% – Ayyo COVID-19!
  • Compras materiais: 9.6%
  • Refeições: 4.3%
  • Saúde: 2.9%
  • Transporte: 1%
  • Emergências: 0%

O salto nas compras materiais veio do meu presente muito especial à Sra Pinguim para o nosso aniversário de casamento, que felizmente não precisou abrir um rombo na reserva de emergência para comprar. Fora isso tudo continua meio normal.

Investimentos

A minha carteira se encontra atualmente nas seguintes classes de ativos:

  • 46% Tesouro Direto
  • 38% Renda Variável
  • Demais em cash ou reserva em moeda estrangeira

Minha parte em renda variável deu um grande salto (saudade dos tempos dos preços da promoção já…) enquanto que aproveitei para aumentar um pouco minha posição em cash líquido (a qual se valorizou não-intencionalmente por conta da ainda alta do dólar) para algumas oportunidades que estou vendo no momento.

Hora de comprar? Vender? Continuo sempre comprando, respeitando o bom e velho Dollar-cost-averaging. Nada de hedging agora.

Renda Passiva

Dividendos recebidos: R$874,35, quase o suficiente para comprar à vista esta linda máquina de café espresso Oster vermelha. Uma beleza de olhar, e com certeza uma ótima adição na cozinha de quem está fazendo home-office ainda esses dias e quer um café de qualidade.

máquina de café espresso Oster

Com o reabrimento de muitos shoppings em operação reduzida, a renda passiva pôde finalmente dar um salto para cima novamente. É um ótimo sinal para nós investidores de FIIs, mas espero que este efeito não tenha consequências negativas para a saúde pública como tantos temem que aconteça.


E por hoje é só, pessoal. Como foi o fechamento de vocês esse mês?

Até o próximo fechamento mês que vem!

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor

4 comentários sobre “Fechamento Junho 2020 – vai ou racha?

  1. Oi Pinguim, minha carteira este mês retornou ao que eu tinha de patrimônio em janeiro de 2020. Parte desse retorno se deve ao aporte gordo que eu fiz na renda variável, quando deu sucessivos circuit breakers. Vamos ver se essa alta irá permanecer… Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Yuka!

      Que bom que estabilizou – acabou o seu inverno financeiro! Eu concordo, aportes gordos sobre preços baixos concordou bastante. Ironicamente, parte de mim quer ver mais uma queda da bolsa para aportar de novo… hehe. Renda passiva é o caminho!

      Abraços e seguimos em frente!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s