Na semana passada, o COPOM se reuniu novamente e reduziu a taxa Selic para (outra) nova mínima histórica – 2.25% ao ano.
Como sempre, decisões como esta causam um alvoroço na comunidade de investimentos, tanto por parte dos antigos rentistas (investidores da renda fixa) que lamentam pelos dias da alta Selic e o 1% ao mês garantido do passado, e por quem investe em renda variável também (seria hora de aportar mais? Matar o caixa em CDB ou tesouro?)
No caso de uma taxa baixíssima assim, também há o medo de perder dinheiro por conta da inflação próxima, senão maior, que a rentabilidade da Selic. Estaria o seu dinheiro em risco aplicado no Tesouro Direto agora? Veja mais neste vídeo.
Novamente, não é a primeira vez que a taxa selic despenca, e as melhores preparações do bom investidor envolvem ter flexibilidade, visão de longo prazo e, talvez o mais importante de todos: uma estratégia financeira bem planejada para não haver nenhuma discrepância sobre o que você quer alcançar mesmo em condições menos que perfeitas.
Com a Selic novamente na menor taxa histórica, o que você fará agora com seus investimentos e reserva de emergência? Há alguma necessidade de girar seu patrimônio? Escreva nos comentários.
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor
Pingback: Estudo de caso – qual é o custo dos seus sonhos? – Pinguim Investidor