Na vida, há vezes que temos que nos contentar com o fato que nunca teremos controle completo sobre a maioria das coisas que acontecem conosco e ao nosso redor. Como bons estóicos, porém, aprendemos a lidar com isso montando a Dicotomia do controle, onde dividimos as coisas naquilo que podemos controlar e aquilo que não podemos – e nos preocupamos apenas com o primeiro grupo.
Financeiramente falando, o mesmo “dilema” pode vir a aparecer. Há várias condições e movimentos do mercado sobre os quais nós pequenos investidores não possuímos nenhum controle sobre a causa, mas podemos escolher como reagir e planejar nossos próximos passos sobre eles. E novamente, dividindo em esferas de controle e aplicando uma estratégia, podemos sanamente lidar com eles e até utilizá-los para a nossa vantagem. Veja neste episódio como isso é possível.
Anteriormente, havia discutido esta questão de controles financeiros neste post do blog. Veja mais aqui.
Como você controla os seus movimentos financeiros, e como lida com condições menos que ideais da bolsa? Tem alguma estratégia mental que utiliza? Escreva nos comentários.
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor
Se você ainda não fez, aproveite para se inscrever no meu podcast na Anchor.FM ou Spotify onde posto semanalmente um novo episódio.
Pingback: Estudo de caso – virando um escravo daquilo que lhe libertaria – Pinguim Investidor
Pingback: Tenchō – o poder do ownership pessoal – Pinguim Investidor
Pingback: Podcast do Pinguim: FOMO e seus efeitos destrutivos nos investimentos – Pinguim Investidor
Pingback: O princípio Charlie Chaplin na sua vida financeira – Pinguim Investidor