Podcast do Pinguim: Pare de dar o nome errado aos bois financeiros

É comum, ao aprendermos novos conceitos, que demos nomes e apelidos às coisas que vamos aprendendo. É natural, e algumas vezes até nos ajudam a memorizá-las (quanto mais engraçado, memorável ou diferente pintamos um conceito na nossa memória, mais rápido e naturalmente conseguimos acessá-lo).

Embora nas finanças estes apelidos, analogias e outras coisas também nos auxiliem no nosso aprendizado, alguns nomes e conceitos precisam ser cuidadosamente estudados para não causar dúvida, confusão ou – pior – decisões erradas no decorrer do prazo. É fato que muitos dos termos do mercado financeiro são associados para justamente causar confusão e parecer complexos, e acompanhado de um Marketing que busca cada vez mais proteger as corretoras, temos um prato cheio para pessoas confusas e fazendo escolhas erradas.

Vejamos a palavra “investimento,” por exemplo. Ela está tão corrompida atualmente que bens como carro e casas próprias são chamadas de investimentos, igualando-as com ativos financeiros de qualidade como ações ou o Tesouro Direto. E embora este desentendimento a princípio pareça apenas ingenuidade, ao longo prazo é a fonte perfeita para o desastre financeiro. Veja neste episódio o por quê.

O que você acha que é a maior causa do desentendimento da população quanto aos conceitos financeiros? Acredita que se simplesmente nos conscientizássemos melhor quanto aos termos financeiros poderíamos tornar a alfabetização financeira do país melhor? Escreva nos comentários.

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor


Se você ainda não fez, aproveite para se inscrever no meu podcast na Anchor.FM ou Spotify onde posto semanalmente um novo episódio.

4 comentários sobre “Podcast do Pinguim: Pare de dar o nome errado aos bois financeiros

  1. Rafael

    Boa noite, Pinguim investidor. Estou passando aqui pq descobri o seu podcast hoje e ouvi todos que estavam disponíveis, só tenho uma crítica construtiva quanto a eles, a qualidade do áudio não está boa, o microfone fica estourando quando você termina de falar uma palavra, acho que deve ser o ar batendo nele e causando um barulho chato, isso é coisa pequena mas incomoda o ouvinte.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado pela sugestão, Rafael!

      Provavelmente a melhoria veio da minha mudança de microfones e software de gravação de áudio. Antigamente ficava meio estourado mesmo.

      Que bom que esta gostando, e obrigado pela crítica construtiva!

      Abraços e seguimos em frente!

      Curtir

  2. Pingback: O que dá mais felicidade: dinheiro ou liberdade? – Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s