“Não reze por uma chuva mais fraca; reze por um guarda-chuva mais forte” – Provérbio Inglês.
Quando se trata de planejamento financeiro, preparação é mais do que uma palavra-chave: é o fator crucial e vital que dirige o projeto inteiro. Uma pessoa bem-preparada financeiramente está sempre pronta para enfrentar qualquer crise financeira e virar o jogo, ou até mesmo aproveitar para comprar ativos em preços deprimidos.
Infelizmente, a maioria esmagadora das pessoas falha em ver a necessidade disto: elas esperam os tempos ficarem ruins para começarem a pensar no seu planejamento financeiro. Podemos ver esta tendência atualmente com o milhões dependendo do auxílio do governo para a crise do COVID-19, mas esta mesma situação se repetiu entre 2010 e 2012 quando o Brasil teve um boom econômico, e as pessoas aproveitaram para se “sentirem ricas” e acharam melhor gastarem seu dinheiro em extravagâncias ao invés de se prepararem enquanto os tempos eram bons. O período de crise entre 2014 a 2017 novamente as provou o contrário.
Você está atualmente passando por mais um teste econômico, e a lição que fica é essa: é melhor se preparar em bons tempos para passar os maus tempos com tranquilidade. Veja mais nesse episódio.
Para auxiliar no preparo financeiro, o livro RICAmente: Virando o jogo financeiro da sua vida em 40 dias é uma das melhores formas para se preparar e entender realmente como o dinheiro funciona – antes que seja tarde demais.
Se você soubesse que esta crise do COVID-19 estaria para acontecer, como teria se preparado melhor? Que medidas teria tomado, ou aconselhado sua família e amigos a tomar? Escreva nos comentários.
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor
Se você ainda não fez, aproveite para se inscrever no meu podcast na Anchor.FM ou Spotify onde posto semanalmente um novo episódio.