E simples assim, chegamos à metade do ano. Dá pra acreditar? Parece que semana passada estávamos falando sobre resoluções de ano novo, objetivos pra nova década e nos empanturrando de comida. Acho que o parça COVID-19 ajudou bastante a passar o tempo, já que entre trancos e barrancos, acabamos passando metade deste tempo todo em casa.
Maio foi mais um ano de castigo em casa, e embora o Governo Japonês tenha já retirado o estado de emergência do país, meu empregador me colocou de molho por pelo menos mais um mês até que a situação realmente se assente. Meus estudos, minhas finanças e a minha saúde agradecem!
Vamos ver como me saí financeiramente.
Aportes
Meus aportes “andaram de lado” novamente comigo tendo aportado novamente pela parte dos 47% do salário total, sendo estes gastos divididos em:
- Contas do mês: 33%
- Supermercado: 17%
- Diversão: 0% – Alô, COVID-19!
- Compras materiais: 1%
- Refeições: 2%
- Saúde: 1%
- Transporte: 0% – Alô, COVID-19!
- Emergências: 3%
Palmas pro COVID-19 por ter reduzido a zero qualquer gasto de entretenimento outdoors, talvez essa seja o único benefício mesmo. O gasto de emergência se refere à renovação do plano do meu blog, pois em Maio fez um ano desde que assinei o domínio PinguimInvestidor.com. Que venham muitos outros!
Aproveitei este tempo em down para conseguir reestruturar o meu sistema de administração financeira, de forma que agora está tudo integrado no banco de dados. Nunca mais vou precisar planilhar gastos ou rendimentos!
Investimentos
A minha carteira se encontra atualmente nas seguintes classes de ativos:
- 50% Tesouro Direto
- 38% Renda Variável
- Demais em cash ou reserva em moeda estrangeira
Resolvi agrupar todos os FIIs e ações como renda variável para simplificação da leitura. Finalmente meu patrimônio ultrapassou os patamares pré-crise e com isso poderia dizer que meu inverno financeiro finalmente passou, comigo voltando a todo vapor na corrida para a independência financeira. Parte de mim fica um pouco triste com esta notícia porque significa que não verei mais os ótimos preços que tivemos há dois ou três meses atrás pra acumular renda passiva, mas é bom ver o dinheiro aumentando novamente.
Renda Passiva
Dividendos recebidos foram o suficiente para comprar um Roteador Multilaser Gigabit RE016 com 8 antenas.
Esta pequena monstrosidade lembra uma mistura entre drone e aranha, mas parece ser um roteador excelente para quem gosta de fazer streaming, gaming ou manter uma rede com um NAS ou outros pequenos servidores em casa. Engenheiros de rede, este é pra vocês!

Novamente os dividendos caíram em comparação com os meses anteriores, mas era de se esperar com tantos fundos de shoppings retendo pagamentos. Estou usando a oportunidade para comprar mais e espero assim que quando a situação se normalizar estarei com uma renda passiva total bem maior. Cash cow, baby!
E por hoje é só, pessoal. Como foi o fechamento de vocês esse mês?
Até o próximo fechamento mês que vem!
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor
Pinguim Investidor,
Parabéns por seu inverno financeiro ter passado! 🙂
Muito boa a atitude do seu empregador: mais um mês em casa até que a situação realmente se torne menos insegura.
Boa semana!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Simplicidade!
Obrigado pelo comentário. Espero que o seu também passe em breve! Vamos esperar que os dias melhorem em Junho para pelo menos o resto do ano conseguir ser aproveitado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
alugueis e dividendos caíram bem infelizmente. Pelo menos estamos conseguindo economizar em outros lugares né.
tentando ver o lado positivo da pandemia
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fala Engenheiro.
É verdade, caíram, e com eles também o preço da cota (fator bom que usei pra obter mais e aumentar a renda passiva no futuro). Temos que ver o lado bom mesmo, nem tudo é 100% ruim.
Abraços e seguimos em frente!
CurtirCurtir
Opa, bom fechamento! Bela economia salarial também. Fiquei interessado nesse sistema de administração financeira, como funciona?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fala Escola! Obrigado pelo comentário.
O sistema que eu uso é baseado em Python (Django), e eu criei basicamente como um “dever de casa” pra praticar um pouco mais a programação. Não exatamente recomendo-o para alguém que não conhece a plataforma, mas se você entende um pouco de Python, basta clonar o repositório daqui: https://github.com/pinguiminvestidor/pinguim-budget
Qualquer dia eu faço um vídeo dele funcionando.
Abraços e seguimos em frente!
CurtirCurtir
Parabéns pelo aporte! Quase metade do salário, daqui uns 5 anos acho que eu chego nesse nível, se manter o meu padrão de vida atual. Abs!
CurtirCurtir
Obrigado Bilionário!
É isso aí, ninguém nasce já rico, vamos montando nosso patrimônio e renda passiva mês a mês. Tamo junto!
CurtirCurtir