O dinheiro como uma ilusão do valor: como encarar o dinheiro para usufruir dele ao máximo?

Quando ouço frases como “Não quero investir em ações porque é arriscado,” “a bolsa está caindo, não é uma boa hora para investir,” entendo que quem fala não compreende qual é o verdadeiro valor do dinheiro.

A verdadeira percepção de risco está naquilo que você entende ou não. Frequentemente quem não entende o funcionamento do mercado, suas oscilações e ciclos é o primeiro a chamá-lo de arriscado, quando existem outras formas de investimentos com riscos muito maiores e disfarçados. Saber tratar o dinheiro como uma ilusão auxilia na hora de lidar com a psicologia de investir. E, em casos de percepção de pânico na bolsa como o cenário atual com o coronavírus em fundo, ter esta percepção correta é mais importante do que nunca.

Mencionei este conceito anteriormente num outro post, onde abordei o conceito de volatilidade vs risco, e me aprofundo mais neste vídeo.


Como você faz para lidar com o impacto psicológico de investir? Já chegou a considerar o dinheiro como uma ilusão? Escreva nos comentários!

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor


Se você gostou deste vídeo, inscreva-se no meu canal para não perder nenhuma outra publicação minha no futuro. Lembre-se também de deixar o seu Like e compartilhar nas redes sociais para ajudar a levar esta mensagem de desenvolvimento pessoal para o maior número de pessoas possível.

2 comentários sobre “O dinheiro como uma ilusão do valor: como encarar o dinheiro para usufruir dele ao máximo?

  1. André

    Excelente análise sobre o valor do dinheiro. Esse ‘risco’ no mercado de ações é o que afasta os brasileiros de melhor retornos no longo prazo. Somos, de maneira geral, imediatistas e gananciosos.
    Esta semana foi a minha prova de fogo depois de 16 meses no Fii e ações. Sigo no jogo e visando atingir a independência financeira daqui a 15 ou 20 anos, quando a aposentadoria chegar.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Parabéns pela disciplina, André! É assim mesmo, manter a consistência nos aportes é o que irá te tornar rico. Acho que muitos dos que passaram por esta prova infelizmente não voltarão mais pra bolsa, mas quem ficou teve uma lição importante de resiliência.

      Abraços e seguimos em frente!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s