O paradigma do Taco Bell na Independência Financeira

Na indústria alimentícia um problema frequente é a gestão do estoque. Clientes devem ser servidos com os ingredientes em questão, mas se estes não forem consumidos prontamente o suficiente, há um risco da validade passar e eles serem perdidos como prejuízo. É necessário um equilíbrio precioso para conseguir atender a fome dos clientes sem falta e evitar o prejuízo com comida estragada, que os gestores de restaurantes analizam mês a mês para se aperfeiçoar.

Em meio à este precioso jogo de equilíbrio, uma rede de fast food parece ter se destacado: Taco Bell. O Taco bell possui um diverso menu de vários pratos distintos, mas todos são feitos a partir de oito ingredientes básicos. Ajustando e apresentando cada ingrediente (carne moída, queijo ralado, tortillas…) de uma certa forma específica, cria-se um prato completamente diferente do anterior. Apenas utilizando e reutilizando ingredientes que eles já possuem, a rede de fast food consegue abastecer todo o seu menu sem se preocupar muito com excesso ou falta dos ingredientes. Eles se abastecem e se sustentam com o que têm.

No âmbito da programação de computadores, este “modelo Taco Bell” é utilizado por administradores e desenvolvedores para criar soluções com apenas componentes já prontos do sistema operacional que executam tarefas simples, arranjando-os de forma a performar uma tarefa mais complexa. Conhecido também como Princípio Unix, este modelo permite que você simplifique o desenvolvimento e evite retrabalho em criar a mesma coisa duas vezes.

E, igualmente, você pode aplicar o modelo Taco Bell para a sua vida financeira também. Enquanto algumas pessoas te encorajam a começar a diversificar suas fontes de renda, investir em ativos de alto risco sem compreendê-los bem, ou abandonar o seu emprego para começar um negócio próprio, muitas vezes a sua vida atual, do jeito que está, pode ser o suficiente.

Pode ser simplesmente uma questão de arranjar os fatores da maneira certa.

Você possui mais recursos do que acha

Pare um momento para pensar naquilo que você já possui na sua vida atualmente: um emprego com salário previsível, uma carteira de investimentos, ausência de dívidas ou faturas excedentes de cartão de crédito a pagar, uma meta traçada a longo prazo de liberdade financeira, e, talvez mais importante, um objetivo de vida que guia as suas ações.

Se esta é a sua realidade de vida, acredite: a sua base para traçar o seu caminho até a sonhada independência financeira, os requerimentos mínimos já estão completos. Você precisa apenas se manter no caminho a longo prazo com disciplina suficiente para não cair na tentação de usar o seu dinheiro de forma ineficiente ou desistir no meio do caminho.

Você pode ajustar o seu estilo de vida em prol de focar mais naquilo que lhe traz mais valor, ou querer focar nos aportes como uma forma de conseguir atingir a independência financeira mais rapidamente, por exemplo. Porém, o mais importante é que possuindo estes pilares, você já tem o Triângulo de Acumulação Patrimonial montado e em operações na sua vida:

Triângulo de Acumulação Patrimonial by Pinguim Investidor - Renda, economia e investimentos
Renda, Economia e Investimentos são todos necessários para se enriquecer.

Com estes recursos nos seus seus devidos lugares, é uma questão de continuar a trabalhar, aportar e investir a diferença. A viagem pode parecer longa e o caminho sem fim, mas a certeza é que ele possui um fim. Os problemas começam quando você se distrai deste caminho do enriquecimento a longo prazo e certeiro, e começa a querer procurar atalhos ou algum jeito fácil.

Eficiência provém de disciplina e orientação

A verdadeira eficiência está na produção de resultados e em quão consistentes estes são. Para isso, é necessário ter uma estratégia traçada, e disciplina mantendo o processo nos trilhos.

Algumas pessoas costumam se auto-afirmar que este esforço de juntar e economizar é finalmente inútil porque o esforço necessário não será suficiente para cobrir os números necessários para se ter um efeito significante em suas vidas (por exemplo, aqueles ditos pela regra dos 4%). Este mindset é finalmente tóxico, pois nos corta a nossa habilidade de mover para uma vida melhor pela raíz.

A verdade é que, assim como os demais grandes acontecimentos na vida, acumulação de patrimônio resulta de pequenas e sutis mudanças de hábitos levadas por um longo prazo. Um hábito de começar a economizar, ainda que pouco e ainda que tarde, irá fazer a diferença entre estar pobre ou rico, mas apenas se levados adiante com disciplina e – talvez mais importante – visão.

Esta visão é necessária para conseguir manter os grandes objetivos a longo prazo sobre pequenas oportunidades de ganho a curto prazo, uma tentação frequentemente sofrida por iniciantes induzidos ao Day Trade. Utilizando apenas os recursos que temos neste momento – aporte, investimento e disciplina – podemos criar riqueza no decorrer do prazo independente de outros “ingredientes” em nosso arsenal.

Expansão e desenvolvimento são bons da maneira certa

Para clarificar, de maneira alguma o princípio do Taco Bell é contra o desenvolvimento pessoal, ou a expansão do nosso skillset. Muito pelo contrário, quanto mais novas habilidades aprendemos e aperfeiçoamos, melhor a nossa capacidade para resolver nossos problemas nós mesmos. Os pontos a serem desenvolvidos, porém, devem ser escolhidos com cautela.

Uma pessoa pode se beneficiar de novas habilidades e fontes de renda, mas a partir do ponto que estas começam a debilitar a atenção e esforço dedicados para os nossos meios atuais, elas começam a se tornar um problema. Muitas oportunidades e alternativam arriscam a se tornar uma condição conhecida como Analysis Paralysis e a falta de foco nos causa a não progredir efetivamente.

Quando efetivamente utilizado, o princípio do Taco Bell otimiza a utilização dos seus ativos e habilidades presentes, com lugar para a expansão na maneira certa (e não porque foi sugerido por alguma matéria paga). Além disso, oferece uma boa perspectiva para saber se a sua situação atual já te oferece uma boa quantidade de recursos para seguir em frente.


O que você acha do modelo do Taco Bell para realizar alguma tarefa? Acredita que sempre precisa de alguma coisa a mais para conseguir “ganhar o jogo?” Escreva nos comentários.

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor


Photo by Randy Fath on Unsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s