Pinguim Investidor é o 9º melhor blog de finanças pessoais do Brasil

Hora de uma postagem extra-ordinária aqui no Pinguim Investidor, além dos posts regulares de Quinta e Segunda. Há um bom motivo para isso: o Pinguim Investidor acabou de ser rankeado como o Nono melhor blog de finanças pessoais do Brasil de acordo com a listagem do nosso amigo Sou Poupador.

Essa notícia me veio até um pouco tarde (postei sobre a Segurança Digital sem saber depois dos resultados) porque estive um pouco fora da finansfera estes dias, e não consegui nem retornar alguns dos maravilhosos comentários do pessoal que compõe a minha amada audiência, e a quem tenho o maior prazer em servir conteúdo de qualidade. Tenho a agradecer o Stark por ter dado a notícia.

Primeiramente, estou honradíssimo. Entendo o valor que o Poupador nos traz por ter feito este ranking e medido a qualidade da Finansfera, mesmo que em meio a outros rankings existentes, e ter conseguido entrar na lista com menos de 1 ano de existência do Blog é inspirador para dizer o mínimo. É realmente uma honra ter sido nomeado assim, mesmo que não tenha sido top 5, e reflete mesmo todo o esforço que tenho incluído durante a vida do blog.

Segundamente, agradeço a todos vocês. Sim, vocês que leem o Pinguim Investidor toda Quinta e Segunda e já me acompanham aqui há quase um ano. Sem o feedback, comentários e interação que tenho com vocês, eu não teria a motivação e o objetivo para escrever aqui. Obrigado a todos que me acompanham por aqui.

Ok, acho que posso descer do pódio agora.

Vamos falar então sobre o que isso significa para o blog no futuro. Esta nomeação foi o último pontapé que faltava para que eu começasse um pequeno trabalho de expansão que já havia planejado para os próximos meses. Se isto parece um papo de RI para os acionistas, acho que é intencional.

A fim de proporcionar mais conteúdo de qualidade para vocês, o Pinguim Investidor tem planos de começar a expandir para alguns outros domínios digitais e experimentar com outras plataformas, sem se desfazer do site. Temos um podcast, redes sociais e outras novidades que vou explicar a seguir.

Página no Instagram

Além da minha presença atual no Twitter, tenho planos de criar uma página no Instagram aonde irei postar conteúdo motivacional, de desenvolvimento pessoal e de finanças. Como não possuo muita experiência na plataforma, este desafio será bem interessante para mim.

Fica de dever de casa para mim também começar a postar mais no Twitter além das atualizações do blog. Eu sei, eu sei, tenho ficado quase que no mudo lá. Mas vou rever a estratégia e postar mais no Twitter também.

Canal no YouTube

Estou planejando entrar em vídeo e começar a divulgar conteúdo no YouTube em paralelo ao Blog. Para isso, tenho que resolver dois obstáculos: equipamento medíocre e o nervosismo perante à câmera. Pelo menos quanto ao segundo, sei que é um aprendizado prático.

Como pontapé inicial, vou gravar alguns comentários sobre os meus posts, especialmente os mais antigos, nos quais hoje talvez tenha outro ponto de vista para compartilhar, mas a intenção é eventualmente criar conteúdo mais breve e rápido lá, de forma a distribuir quase que diariamente no futuro.

Podcast

Em paralelo ao canal, estou pensando em criar um podcast também. Vejo algumas vantagens como não necessitar de tanta edição como o vídeo, e ser algo que a maioria das pessoas acompanha em paralelo quando lê, dirige, ou se exercita.

Aqui, porém, eu realmente não tenho experiência prévia nenhuma; peço sugestões para os leitores sobre onde colocar meu Podcast (pensei no Soundclound) e que software usar na edição. Talvez o amigo Vida Rica possa me ajudar já que possui um podcast indo forte.

O equipamento também pode ser uma possível barreira; comprei há algumas semanas um microfone barganhado, mas ao testar parece que a qualidade do som não é tão boa assim. Alguma recomendação quanto a isso?

Futuro do Blog

Não se preocupem, mesmo com os brinquedos novos o site continuará indo firme e forte. Continuarei a postar duas vezes por semana o mesmo conteúdo de qualidade aqui no site. Considerei aumentar a frequência e postar uma vez a cada dois dias, mas talvez isso chegaria no meu limite como o único autor do blog. Com isso, faço duas perguntas para vocês leitores:

  1. Quais tipos de post vocês gostariam de ler mais no futuro? Resenhas de livros? Comentários sobre outros artigos? Aplicação do Estoicismo na vida? Finanças? Alguma coisa sobre a qual não escrevi ainda? Comentem e me ajudem a refinar a qualidade do blog! Quanto mais sugestões eu receber, melhor o conteúdo se torna.
  2. Alguém está interessado em firmar uma parceria com o Pinguim Investidor? Estou disposto a trocar guest posts, arranjar novos escritores e trocar conteúdo nas outras novas mídias acima. Havendo o interesse, entre em contato comigo.

O Blog continua sendo o carro-forte do Pinguim, e você poderá contar com o mesmo conteúdo de qualidade que tenho postado até hoje no futuro.

Seguimos em frente

Agradeço novamente a todos que têm lido o Pinguim até hoje. Vocês são o meu alimento, e oxigênio – eu não teria me motivado a escrever tanto sem vocês.

Com essa, me despeço no momento e que venham mais outros 100 posts até o próximo ranking. E como sempre…

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor

29 comentários sobre “Pinguim Investidor é o 9º melhor blog de finanças pessoais do Brasil

  1. Parabéns Pinguim!!
    A experiência de expandir o Blog para outras plataformas é bacana, mas também exige bastante tempo e dedicação.
    Este ano iniciei o perfil no instagram e deu muito certo. Mas tive de me dedicar MUITO.. Praticamente postando coisas diariamente nos stories…. Dá muito trampo.
    Então, as vezes vejo os amigos fazendo podcasts, acho maneiríssimo, quero fazer também, como o canal no youtube, mas penso no trampo que dá… E não consigo administrar. Pois além do meu trabalho principal, estou iniciando alguns empreendimentos web…
    Mas lhe desejo sorte e sucesso na jornada. É uma jornada bem louca e interessante, tenho certeza que irá gostar.
    Grande abraço!
    Stark.
    http://www.acumuladorcompulsivo.com

    Curtido por 3 pessoas

    1. Olá Stark!

      Obrigado pelo comentário cara. Realmente todo o esforço envolvido não aparece no final do trabalho, eu imagino como deve ter dado trabalho para promover.

      Tempo é uma coisa que eu pensei muito antes de pensar nas outras mídias, mas por fim percebi que eu não preciso (ainda) entrar 100% em todas as frentes, basta apenas que comece com assiduidade, que nem nos investimentos.

      Obrigado pelas palavras e mais sorte pra você! Te vejo lá no Instagram em algumas semanas!

      Abraços e seguimos em frente!

      Curtido por 1 pessoa

  2. VL

    Olá Pinguim!

    Conheci seu blog essa semana. Parabéns pela alta qualidade dos textos!

    Percebi que você está entrando de cabeça no mundo web. E esse é um desejo do Stark aí em cima, ao qual aproveito para convidá-lo à discussão.

    Eu fiquei um tempo parado com meu blog pois queria ter mais tempo para minhas leituras e vida social. Assumi um compromisso de voltar novamente (há 2 semanas atrás) para ao menos (como você) postar dois textos novos por semana.

    Coloquei para mim mesmo um limite diário de dedicação ao blog de duas horas. Não só para escrever os textos, mas também para aprender um pouco mais de SEO (e ir melhorando o HTML do blog com o que estudo), reeditar posts evergreens antigos, entrar no Facebook, etc. Tudo isso com duas horas mensais, pois não penso em doar muito do meu tempo, ao menos agora.

    O ponto é que parece que essas duas horas não são suficientes hehe. Com base nisso, gostaria de perguntar a vocês dois:

    1) Quanto tempo diário (ou semanal, se incluir finais de semana), vocês dedicam em TODAS as atividades do blog e redes sociais a ele vinculadas?
    2) Vocês possuem experiência com SEO, HTML, etc, ou terceirizam essa atividade?
    3) Pensam em monetizar algo ou será um produto de “doação” para as futuras gerações?

    Bom, acho que por enquanto, é um bom início para o papo rsrs.

    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado pelo comentário, VL!

      Que bom que você se inspirou novamente a começar a postar de novo! é um desafio mesmo ter que se motivar diariamente para escrever mesmo por tanto tempo prolongado. Não culpo aqueles que acabam tirando um “tempo sabático” ou largam de lado os blogs; afinal, é realmente muito mais fácil comentar nos outros do que escrever conteúdo próprio.

      A respeito das suas dúvidas:

      1-Entre uma e duas horas diárias (1h de manhã garantida, 1h depois do trabalho quando dá). Fim de semana varia.
      2-Optei por terceirizar todo o webdevelopment do blog, mesmo que tenha feito inúmeros sites na minha carreira. É melhor focar simplesmente em criar conteúdo de qualidade ao invés de tentar otimizar precocemente (mantra do Linux).
      3-Este blog me gera uma pequena renda através de propaganda e marketing afiliado, mas não vendo meus próprios produtos ou serviços (ainda).

      Abraços e seguimos em frente!

      Curtir

      1. VL

        Legal, Pinguin!

        Vida longa ao blog!

        Quando à terceirização: faz isso aqui no Brasil mesmo ou contrata pessoal de fora (em geral indianos) para fazer o trabalho remoto? Se importaria em passar o custo médio mensal de um web development?

        Abraço!

        Curtir

  3. salve, Pinguim!
    sobre o podcast, é bem tranquilo: eu gravo usando o celular pelo aplicativo Anchor (anchor.fm), e nele mesmo coloco a trilha de fundo, publico e distribuo. Basta você criar uma conta lá que ele distribui sozinho para a maioria das plataformas, como Spotify, iTunes, Google, Castbox, etc etc etc. Se precisar de ajuda com isso, manda e-mail. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Valeu pela dica, Marcelo!

      Você grava pelo microfone do celular mesmo? A qualidade fica boa? Pergunto mais porque (talvez seja coisa da minha cabeça, mas anyway) toda vez que gravei usando o meu celular ou o fone externo que vem com ele, achei que ficou ruim, som baixo e meio com ruidos de fundo.

      Pode ser que eu não esteja acostumado a ouvir minha própria voz, mas tentei compensar comprando um stand com microfone pra gravar no computador mesmo, ainda sem muito sucesso.

      Vou explorar as plataformas e decidir depois. Obrigado pelas sugestões!

      Abraços e seguimos em frente!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns, meu caro! Sei bem que é um trabalho muito grande manter um blog ativamente (não é o meu caso…). Só posto quando estou realmente com algum tempo livre e me surge algo para compartilhar. Apoio imensamente que vc expanda o seu conteúdo para outras plataformas para atingir mais pessoas.

    Acho que a nossa geração tem tem um papel importante nessa transição de educar as pessoas financeiramente. A gente ainda pertence a uma bolha privilegiada por deter esse conhecimento e é importante tornar cada vez mais acessível.

    Caso vc queira alguma ajuda para eventualmente escrever algum post pro seu blog, pode contar comigo. Só não posso fazer com frequência porque meu dia a dia é bastante corrido. E vc bem sabe que para ter um post bem escrito e editado requer um bom tempo. Posso, de repente, inicialmente escrever sobre como é pertencer à comunidade GLBTQIA+ e resistir à tentação de ser um consumista ávido.

    Mais uma vez, meus parabéns pelo ranking e conteúdo do blog.

    Abração.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado pelo comentário, EP!

      É, manter um blog é simples, mas bem trabalhoso. É uma dedicação de arte mesmo, acho que essa é a melhor metáfora que eu posso dar.

      Vamos ver como vai ficar a demanda daqui do blog, aceitaria sua parceria sim! Ver outros pontos de vista é bem interessante pra contribuir à voz do blog.

      Abraços e seguimos em frente!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado, Dividendos!

      Acho que muitos migram para o YouTube por conta da “facilidade” que é assistir por lá do que ler palavras num blog ou feed. Mas não gosto muito destas coisas de seguir tendências; quero mais fazer este canal lá por realmente acreditar que pode expandir a minha influência em mais uma “dimensão.”

      Abraços e seguimos em frente!

      Curtir

  5. Pingback: O dinheiro é igualmente verde para todos – Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s