Quão importante é ganhar dinheiro pra você?

No fim de 2008, em meio à crise imobiliária dos EUA, Elon Musk tinha uma escolha difícil a fazer: sofrer para ganhar mais dinheiro no futuro, ou viver confortavelmente agora como mais um novo milionário Americano? Ele escolheu o dinheiro, e quase cometeu suicídio financeiro pessoal ao fazer isso.

Musk alocou o seu patrimônio completo de 180 milhões de dólares, sua maioria vindo da sua venda do PayPal, para suas novas empresas, distribuindo 5% para SolarCities e 55% para a sua já existente SpaceX, e o restante todo para a Tesla. No fim da jogada, estava tão quebrado que não possuia dinheiro nem para pagar seu próprio aluguel e teve que pedir emprestado para amigos.

A escolha de Musk foi algo que dificilmente vemos na sociedade. Poucos teriam tanta coragem para fazer um investimento de tamanho risco tão bruscamente, especialmente em áreas que ainda são tão novas e pouco conhecidas do mercado. Ainda assim, não há dúvida que a jogada foi um sucesso: no início de 2019, Musk possuía um patrimônio de 21 bilhões de dólares.

Falar de coragem e visão nesta história é comum. Porém, um lado pouco explorado desta história é a motivação de Musk: a vontade de ganhar dinheiro. No caso dele, era tão forte que ele escolheu ganhar dinheiro ao invés de ter seguramente um lugar para morar. Por que?

Porque ele sabia que ganhar dinheiro é mais importante do que ter uma casa.

Mindset da riqueza: a importância de querer ganhar dinheiro

Não estou recomendando que ninguém siga os passos de Musk ao pé da letra; se você não tem experiência, ou não está 100% confiante sobre algum investimento, não recomendo que entre com tudo nele. Porém, a mensagem que fica é importante: para ficar rico, você precisa querer ganhar dinheiro.

A mensagem é meio óbvia? Talvez à primeira vista, sim. Afinal como você vai ficar rico se você não ganhar dinheiro? É o ato de ganhar dinheiro que te deixa rico no fim das contas.

A situação não é tão óbvia, porém, quando se joga alguns conceitos pré-concebidos na mistura:a casa própria ou o carro é provavelmente o exemplo mais famoso. Muitos, mesmo que motivados pelo desejo de ganhar dinheiro, tremem um pouco quando se chega neste assunto. Devo aportar continuamente e manter o foco na meta? Ou será que uso essa oportunidade para comprar aquele carro que eu queria? É nessa situação que vem a pergunta: quão importante é ganhar dinheiro pra você?

É nessas horas que precisamos deixar os nossos objetivos e lógica tomar as rédeas das decisões. Como exemplo, poderíamos fazer o seguinte raciocínio:

  • Ter dinheiro é bom, e ter uma casa pra morar também é bom.
  • Uma casa vale o mesmo que um portfólio de R$700000 investidos.
  • Se eu investir no portfólio, posso gerar mais dinheiro com esse capital investido.
  • Se eu comprar uma casa, não vou gerar dinheiro a mais com ela se for morar nela.
  • Quando o portfólio estiver com um certo valor, terei renda passiva suficiente para cobrir o aluguel de uma casa igual a que posso comprar, e ainda terei dinheiro sobrando.
  • Conclusão: ter um portfólio de investimentos é melhor do que comprar uma casa.

Vendo por estes olhos, percebemos que Musk não era nada bobo. Ele sabia que tendo o dinheiro, ele poderia comprar qualquer casa depois, mas que o contrário não funciona.

E acima de tudo, ele sabia que o retorno deste investimento traria uma coisa que nenhuma outra coisa poderia trazer: sua própria liberdade.

O verdadeiro valor do dinheiro: liberdade.

O exemplo acima entre a casa ou o portfólio é básico quando se trata das coisas que o dinheiro produtivo pode comprar. Você pode mudar o nível da comparação trocando a casa por um carro, smartphone, viagem, etc. Porém, finalmente entende-se que quando se opta por ganhar dinheiro, na verdade estamos falando em aumentar nossa liberdade disponível.

Tanto Musk quanto o pequeno investidor que opta por um portfólio de investimentos de R$700k entendem que, ao fazer tal escolhas, estavam arriscando o seu conforto atual pelo ganho crucial de riqueza e liberdade futuros. Este autocontrole e a capacidade de atrasar a gratificação são armas poderosas para quem procura a independência financeira.

Se Musk em 2008 tivesse decidido jogar seguramente, pegar o seu patrimônio de sucesso e assentar-se na vida confortável dos ricos dos EUA, não teríamos a Tesla, missões espaciais privadas e carros elétricos e fontes de energia verdes não estariam tanto em alta como hoje. Mas ele trocou a segurança pela riqueza, e por isso conseguiu revolucionar o mundo.

É como o Robert Kiyosaki descreve no livro dele Rich Dad’s guide to investing:

When it comes to money and investing, people have three fundamental reasons or choices for investing—to be:
1.Secure,
2.Comfortable, or
3.Rich.

A escolha de Musk, assim como a dos ricos, é sempre ser rico. A liberdade é o fator que você deve sempre levar em consideração quando pensar no ganho de dinheiro.


E pra vocês, quão importante é ganhar dinheiro? Dada a escolha, vocês optariam por estarem seguros, confortáveis ou ricos?

Abraços e seguimos em frente!

8 comentários sobre “Quão importante é ganhar dinheiro pra você?

  1. Fala, Pinguim. Desde muitos anos atrás aprendi que carro só gera grandes perdas de dinheiro; logo, nunca tive um. Me desloco de bicicleta e em dias de chuva, de Uber. Tenho a minha casa graças a um programa do governo de muitos anos atrás, que tem valor abaixo do de mercado. Para mim, meu foco é em ganhar dinheiro para que ele seja investido e se multiplique. Aos poucos, fui mudando o meu perfil para que arriscasse mais na renda variável.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, EP.

      Verdade, já dizia o Kiyosaki, carro é passivo!

      O lance da bicicleta realmente é extraordinário. Comecei a pedalar pro trabalho há quase um ano. Antes disso, dava preguiça e pensava “ah mas como é que eu vou me apresentar assim, meio suado no trabalho!” Hoje me sinto mal se não pedalar durante o dia, como se tivesse faltado à aula ou algo assim. Além de economizar, me ajuda a manter em forma. Que bom que escutei o Mr Money Mustache!

      Com a casa nunca tive essa sorte assim, eu só vivo de aluguel mesmo por enquanto. Talvez quando eu já tiver alcançado a IF eu procure comprar, mas por enquanto não consigo ver benefício algum nisso. Como você fez com a sua?

      Abraços e seguimos em frente!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Fiquei curioso em saber quem é o Mr Money Moustache.

        Em relação à minha casa, no governo Lula, havia um programa de casas para baixa renda e eu entrava na faixa de salário exigida. Corri atrás e consegui pegar a minha. É um sistema de arrendamento por 15 anos. Estou prestes a terminar e o valor que pago é extremamente baixo. Pra mim, foi um grande presente, rs.

        Abraços

        Curtido por 1 pessoa

      2. Que legal, EP. Deu super certo então né?

        O blog do Mr Money Mustache tá nas minhas leituras recomendadas. Eu tenho um afeto especial pelo site dele por ter sido o primeiro que eu li sobre o movimento FIRE. Mas não tenho acompanhado à um tempo já.

        Abraços!

        Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Reflexões: o que aprendi no meu ano de desempregado – Pinguim Investidor

  3. Pingback: Confrontando o cotitiano 5 – a história mais triste que eu ouvi – Pinguim Investidor

  4. Pingback: Fechamento Outubro 2019 – Time out, filosofia e preparação – Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s