Post curto sobre um follow-up de um outro post. Há algumas semanas postei sobre um método japonês de se fazer orçamentos chamado Kakeibo, e como ele tinha o potencial de aumentar as economias em casa promovendo a visualização dos gastos e alinhamento com os valores que te trazem felicidade.
Embora o feedback deste post tenha sido extremamente positivo, mas notei que estava faltando alguma coisa pra complementar o post. A explicação via texto talvez não tenha ficado tão clara, ou talvez uma demonstração prática deixaria tudo mais claro pros leitores.
Sem problemas. Este post esclarece um pouco mais a aplicação prática do Kakeibo, e, de bônus, irei compartilhar com vocês uma planilha de Orçamentos que criei justamente baseada no Kakeibo.
O verdadeiro Kakeibo
Uma foto vale por mil palavras, e quando passei por uma papelaria semana passada e vi na estante um exemplar de um Kakeibo ao vivo e a cores, não resisti e comprei para mostrar pra Finansfera como é na prática. Inclusive, já tinha postado isso brevemente no Twitter:

Este é um verdadeiro Kakeibo (家計簿), o livro de finanças caseiras japonês. Você pode ver pelos caracteres escritos na capa. Antes um best-seller na década de 1900, hoje em dia pode ser comprado em quase qualquer papelaria ou loja de 1,99 da vizinhança. Tentei traduzir o conteúdo dele ao máximo, mas algumas palavras me fugiram na hora de escrever, e não estava com paciência para olhar no Google Translate.

Esta é a primeira parte do planejamento do Kakeibo. Aqui se colocam os dois primeiros pontos do planejamento: gastos e receitas fixas do mês. Note como aqui o caderno já mostra uma distinção entre os gastos fixos e os gastos de “sobrevivência.”
O orçamento mensal então é dado pelo resultado Total de Receitas - Gastos Fixos
.
A página da esquerda é um template de um calendário. Não vejo muita utilidade a não ser que você queira talvez marcar a data de quando as contas do mês vencem ou quando o salário cai, talvez.

Na página seguinte está a execução financeira do mês, com linhas para cada um dos gastos variáveis do seu dia-a-dia divididas por semanas. Há a oportunidade para calcular subtotais a cada semana para traçar um burndown mais periódico que um mensal.
Ao fim do mês, é possível então pegar o resultado do orçado mensal total e diminuir os gastos de cada semana para ver o saldo final do mês. A partir daí cabe a você aportar ou economizar o montante.
Automatizando o Kakeibo com uma planilha
Por fim, inspirado pelo Kakeibo, resolvi criar uma planilha de orçamentos para ser utilizada exatamente como o caderninho acima. Infelizmente no mundo das finanças pessoais está na moda criar sua própria planilha ou ebook “gratuito”, colocar o logo do site logo em primeiro plano e disponibilizar pra baixar em troca de do seu endereço de email para marketar posteriormente.
Por isso, honrando o “Pinguim” do Pinguim Investidor, resolvi lançar essa planilha como Software Livre licenciado pela GPL, que nem o resto dos componentes do Linux. Você pode baixá-la gratuita e anonimamente daqui do site mesmo:
Planilha Kakeibo do Pinguim Investidor
Ou pode me ajudar a divulgá-la online usando a seguinte URL comprimida:
Percebeu alguma coisa de diferente nela? Ah, sim, ela está disponível em formato ODS (Open Document Spreadsheet), e não Excel. Isso é porque o formato ODS é mais compatível e leve do que o proprietário XLS, e é amplamente suportado pelo Linux e a suíte de produtividade LibreOffice do Software Livre. Viva a liberdade!
E por enquanto é só, pessoal.
Gostaram da versão física do Kakeibo? O que acharam da planilha? Deixem-me saber nos comentários!
Abraços e seguimos em frente!
Incrível como esse mind set vem me mudando. Achava que sobrar dinheiro era para pessoas bem de vida e tinha um descontrole total dos meus gastos sem perceber fazendo sempre piadas com a carteira do pobre. Chegava a pensar que gastar um salário razoável era comum já que vivia me comparando aos assalariados. Uma pena não ter começado mais cedo, mas…antes tarde que nunca. Valew por compartilhar a planilha!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: Kakeibo – o método Japonês para fazer e melhorar o orçamento doméstico – Pinguim Investidor