Qual é a melhor coisa que você pode comprar por cinco reais?

Vi hoje essa pergunta entre milhares de outras no Yahoo respostas. Tinha muita gente especulando, falando de investimentos e franquias que “cabem no bolso…” Infelizmente não tinha espaço lá pra elaborar a minha versão da resposta, então eu resolvi postar aqui mesmo.

A resposta, curta e grossa é: nada.

Com cinco reais, você não vai comprar nada.

Você vai pegar estes cinco reais, guardá-los e pensar nas seguintes perguntas: “de onde vieram estes cinco reais? Como eu posso ganhar mais outros cinco reais como estes?

Você então vai responder estas perguntas. Mas não pense que só há uma única maneira correta de respondê-las. Não, não; você irá responder de várias maneiras criativas e diferentes, e com vários graus de ambição. Vender refeições saudáveis num food truck a cinco reais? Pode ser. Cobrar cinco reais de entrada pro seu show de stand-up comedy, ou de voz e violão? Ótimo. Vender aplicativo de smartphone por cinco reais no Google Play e na App Store? You bet. Lançar o novo Uber com corridas ilimitadas, fixadas a cinco reais? Por que não? Quanto mais respostas tiver aqui, melhor pra você.

Ah, detalhe, você também irá anotar as respostas pra estas perguntas num caderninho. Ou num papel de pão, planilha do excel, no Evernote no celular… whatever. Mas guarde. Escreva num post-it e cole nas paredes do quarto, se preferir. Só não vale deixar na memória e acreditar que não vai esquecer delas no fim do dia, ok?

Aí você vai fazer um compromisso com você mesmo de olhar estas respostas todos os dias pra se lembrar das suas excelentes idéias que você teve no seu brainstorm anterior. Bote um alarme diário no celular com estas respostas. Imprima e cole como pôsters nas paredes do quarto, espelho do banheiro, debaixo do relógio da cozinha… (viu, a idéia do Post-it não é tão ruim, né?). Invente. O importante é você olhar todo dia pra essa idéia e ser desafiado – afinal, ela está logo ali te encarando todo dia. Como eu posso ganhar mais outros cinco reais?

Nessa parte vem o trabalho da cachola. Você já tem o objetivo desde lá de cima, e algumas formas esboçadas de como alcançá-lo. Entra aí a arte da análise. Analisar os riscos, oportunidades, retornos esperados, investimento inicial. É possível mesmo tirar isso que você tá pensando do papel, ou é mero sonho de criança? Lembrando que sonhar alto nunca fez mal a ninguém, claro. Vamos lá, vamos lá! Planejamento a mil, é somente numa base sólida que uma oportunidade pode se tornar uma coisa real e segura. Passe aqui o quanto tempo que precisar, pois não é uma corrida.

Não querendo te pressionar, mas eventualmente você tem que dar uma guinada na coisa. Tirar do papel e trazer o bicho à tona pra respirar. Porque, afinal, não se torna uma coisa concreta se o plano está sempre no esboço, correto? Aí vem a coragem, o espírito do empreendedor. Mostra a cara, vai lá e vença. Contate – e contrate. Forge parcerias, alianças, mova suas peças no jogo. Não se ganha no xadrez sem avançar as peças – e sacrificar parte delas. Faça acontecer. Fácil de falar? Talvez. Tenho certeza que o que não vai ser fácil é fazer.

E aí então, sim, você terá o retorno. Ou, caso contrário, essa é a hora de se reestruturar e tentar as outras idéias anotadas pelas paredes da casa. Porque igualmente importante é a habilidade de iterar, e se reerguer rapidamente. Será uma coisa que certamente custou bem mais que cinco reais, mas que foram trazidas por um desejo simples, tal como o de querer ganhar mais cinco reais.

Mas, claro, essa é só minha opinião. E você, vai comprar o que com cinco reais?


Esta crônica foi autorada pelo Pinguim Investidor. Quem sabe eu não me torno o próximo Veríssimo financeiro?

Anúncios

Um comentário sobre “Qual é a melhor coisa que você pode comprar por cinco reais?

  1. Pingback: Educação Financeira #1 – O básico do básico – Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s