Jeito Pinguim Explicado #2 – Simples é melhor do que complexo

Mais um post da série Jeito Pinguim Explicado


O ser humano gosta de complicar. Quando se está aprendendo algo, procura-se os básicos, as explicações simples e o modo “Easy” do jogo. Porém, graças à nossa adaptação hedônica, perdemos a satisfação com a situação atual e eventualmente queremos aumentar a dificuldade, incrementar a receita e experimentar.

Isto é ótimo para aumentar os seus horizontes, diversificar as oportunidades e habilidades, mas a expansão rápida demais pode mais prejudicar do que ajudar. Ao expandir muito rápido e sem metas definidas perde-se foco, visão da meta e o esforço diluido com a falta de experiência passa a se traduzir em menor rendimento.

Infelizmente, uma busca simples na internet hoje em dia dá a impressão que você precisa ter nada menos que algumas 483734290592 habilidades ou fontes de renda diferente para conseguir alcançar o Graal da independência financeira. Vídeos com títulos como “VOCÊ PRECISA VER ISSO PRA ENRIQUECER,” “POR QUE VOCÊ NÃO ENRIQUECEU AINDA,” etc causam um sentimento de culpa por não estar aprendendo ou explorando o suficiente. Eu discordo.

É possível, sim, atingir a independência financeira de maneira simples, seguindo um plano altamente eficiente, e simplesmente aumentando as proporções e o esforço dedicado.

Complicação significa que você não entende direito

Primeiramente, se as coisas estão complicadas demais, é porque você não as entende direito. Este é um conceito genérico, não limitado a finanças pessoais. Se o processo que você está tentando aprender e incorporar não possui relação clara com o seu objetivo, provavelmente você não o entende o suficiente.

Claro que é possível investir tempo e esforço para melhor entendê-lo, mas é preciso saber como o processo influenciará (e auxiliará) para alcançar o seu objetivo. Caso contrário, será apenas mais um caso onde o esforço será diluido e o rendimento será menor.

Por exemplo, esta é uma das equações de campo de Einstein, publicada em 1915 e até hoje não completamente compreendida:

Einstein’s Field Equations

Ela explica apenas parte da Relatividade Geral, e se baseou em pelo menos outras quatro constantes físicas para elaborá-la. Parece simples o suficiente pra você?

Não?

Que tal essa aqui então, a Segunda Lei de Newton, publicada em 1687, e que basicamente todo mundo que já estudou física já viu:

A clássica de todo mundo que já estudou física

Uma relação simples e direta. Não há nenhuma outra constante envolvida. E mesmo assim, com apenas esta única equação, cientistas da NASA foram capazes de colocar um homem na Lua.

Para estes cientistas, a simplicidade pagou retornos enormes onde complicação poderia ter trazido custos absurdos. Igualmente, se você focar nos meios simples para alcançar os objetivos, estará utilizando o tempo para alcançá-los ao invés de procurar que meio utilizar para alcançá-los.

Simplicidade como agilidade

Nos jogos de estratégia em tempo real (Age of Empires, Starcraft, etc), o seu objetivo é destruir a base do adversário com seus exércitos. Para isso, uma coisa que você pode fazer é investir recursos e tempo para aperfeiçoar suas tropas e deixá-las mais poderosas para o ataque.

Essa é uma estratégia complexa, requer tempo e planejamento estratégico sobre como melhor investir os recursos nos melhores upgrades e depende bastante da sua estratégia de jogo. O risco de fazer uma má decisão aqui também é grande.

Por outro lado, se você simplesmente focar em criar a maior quantidade de tropas o mais cedo possível na partida, terá um exército tão grande que simplesmente o adversário não terá como resistir um ataque. No jogo Starcraft, isso é conhecido Zerg Rush, e é utilizado para ganhar partidas dentro de três minutos:

Na busca da Independência Financeira não é diferente. Você poderia, sim, venturar em investimentos complexos, fundos exóticos ou buscar diversas formas de empreendimento passivo. Mas será que vale a pena tanta complexidade quando a estratégia pode ser simplificada a simplesmente:

  1. Diminuir despesas
  2. Poupar o salário
  3. Investir a diferença

A agilidade do simples vem da intensidade que os parâmetros podem ter. Tente economizar 50% do salário. Já economiza 50%? Experimente 75%. Se o Tesouro Direto não têm trazido ganhos, invista mais agressivamente.

O complexo, com seus vários parâmetros e potenciais pontos de falha oferece riscos maiores para se agilizar.

Simples é melhor do que complexo

A filosofia do Pinguim é: se você tiver que escolher entre duas alternativas para atingir o seu objetivo, escolha a alternativa mais simples para agilizar a chegada ao objetivo. Quando estiver mais seguro do alcance do objetivo, aí sim procure mais complexidade na relação risco x retorno.

Afinal, na maior parte das vezes não é acertar de primeira o plano a ser seguido, e sim ter a agilidade de conseguir iterar o mais rápido possível para melhorá-lo

Abraços!

Anúncios

8 comentários sobre “Jeito Pinguim Explicado #2 – Simples é melhor do que complexo

  1. Pingback: O jeito Pinguim de investir – minhas guidelines – Pinguim Investidor

  2. Pingback: “Cash Cow” e a estruturação defensiva do patrimônio – Pinguim Investidor

  3. Pingback: Abril: o mês da educação financeira – Pinguim Investidor

    1. Isso é bem verdade, S&H. Em vários determinados momentos, quando me deparo com alguma coisa complexa, penso em como a situação pode ser simplificada.

      Foi muito útil pra mim pra começar a entender coisas e progredir, como perder o medo da bolsa de valores.

      Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: Comentário do Pinguim #3 – Quando vai estar bom para se preparar financeiramente? – Pinguim Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s