Estou começando uma pequena série para catalogar no blog as experiências hilárias, irônicas e frustrantes que a imersão na IF causa num mundo onde todos são programados para gastar. Espero que gostem!
Outro dia, almoçando no escritório, fui abordado por alguns colegas de trabalho sobre a minha decisão de trazer comida de casa. Quase sempre trago o almoço de casa em marmita, pois além de ser mais barato ganho a vantagem de poder comer exatamente a quantidade que quero, e saber exatamente os ingredientes que foram envolvidos. Este hábito não é exatamente incomum onde trabalho – muitos trazem de casa e passam almoçando ou na própria mesa ou no refeitório, e eu diria que a proporção dos que saem pra almoçar e os que ficam gira em torno de 60 a 40%.
Eis como a conversa fluiu, mais ou menos:
Cara A: Você sempre traz, né? Quando você gasta com esse almoço?
Pinguim Investidor: Dá mais ou menos uns 10 reais.
Cara B: Por que você traz todo dia?
Pinguim: fica fácil pra mim e eu economizo uns 20 reais fazendo isso.
Cara A: mas vale o esforço?
Pinguim: Com certeza. Economizo bastante.
Cara A: Mas é só 20 reais…
Pinguim: …que torna isso quase 500 reais no fim do mês.

Cara A: …
Cara B: …
Cara A, B: (prosseguem tentando justificar que não tem tempo / não precisam passar por esse sacrifício / preferem “investir” o dinheiro em experiências gourmets, etc)
20 reais ao dia, ao fim do mês dá 400 reais que eventualmente dá R$4800 ao ano. O que você faz com 20 reais num dia? Talvez hoje não muito. Por outro lado, quase R$5000 num ano é coisa pra caralho. Investindo isso, ainda mais coisa.
E mesmo assim as pessoas não tem tempo, dinheiro nem paciência para cozinhar por si mesmo e comer uma coisa saudável, controlada… e barata. Salve, geração gourmet!
Abraços!
por isso sempre falam pra fazer o orçamento em bases anuais…dá pra se ter uma noção bem melhor do impacto de cada gasto nas contas de casa
CurtirCurtir
Verdade. Tinha inclusive uma fórmula que eu tinhe visto no site do Mr Money Mustache que ia ainda mais a fundo, mostrando pra você o quanto que $10 diários, investidos, te custariam ao longo de 10 anos. É bizarro.
Pequenos hábitos são os que mais fazem diferença a longo prazo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: O que um vendedor imobiliário me ensinou sobre independência financeira? – Pinguim Investidor
Experiência gourmet? Adoro!
Mas em dia de semana, no meio do expediente, tendo horário certinho pra acabar? Não, obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Haha, boa Ryca! Eu opto por sair completamente do gourmet e praticar meu estoicismo.
Abraços e seguimos em frente!
CurtirCurtir